quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ih, a fofoca...


Sociologia da fofoca - "A fofoca está diretamente ligada à insatisfação que as pessoas sentem com relação às suas vidas. Histórias inventadas ou difamadoras dizem bastante sobre os medos, recalques e desejos de quem os espalha. Muita gente faz fofocas maldosas pelo simples desejo de prejudicar os outros ou por um inexplicável prazer. Às vezes, o fazem por gostar do sentimento de presunção, vingança ou de schadenfreude - palavra de origem alemã que significa satisfação obtida com a desgraça alheia. Tem gente que espalha fofocas negativas para aumentar seu próprio status social à custa dos outros."
"Principal instrumento da peste emocional. Convicção pública -coletiva, de que a fofoca é uma graça - uma bobagem - e nada mais. E assim o ruim da fofoca não aparece nunca. É assim que ela se esconde: apagando-se em público e em risos - e corroendo em particular. A fofoca é isso: uma hipótese baseada em dados mais do que deficientes. Só quem viveu o fato sabe como ele foi. Quem ouviu falar ou surpreendeu um pedaço - quase sempre pequeno - não sabe o que aconteceu. Imagina, supõe, adivinha - usando todo o SEU passado para completar o que não sabe.
Quando se sabe de uma fofoca grande, pode-se ter certeza de que foi construída à custa da frustação de muitas pessoas, cada uma delas acrescentando ao relato original seu medinho individual. O importante é a interpretação, é o atribuir de intenções as piores possíveis às ações e ditos do fofocado. A fofoca visual pode ser feita na presença da vítima e a vítima não tem jeito de protestar. A realidade é um decreto da maioria e a dureza da realidade é a dureza da crueldade humana." (J. Gaiarsa)

'Por outro lado, a fofoca é uma energia poderosa que pode ser canalizada para fins construtivos. Com pessoa pública, fui alvo, a vida inteira, de maledicências atrozes, arquitetadas por motivo de inveja. Pois saiba que sempre tirei proveito dos disse-me-disses, transmutando-os em divulgação positiva.' (Mestre De Rose)